0

Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

ESCOLA PADRE VITALIANO COMEMORA O 20 DE NOVEMBRO



História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.





Importância da
Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A Escola Padre Vitaliano homenageou nesta sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, a todos os africanos e afro-descendentes através de palestra e exibição de vídeo, por sua grande contribuição para a formação da nação brasileira. O Professor Allanildo (Especialista em História das Culturas Afro-brasileira - pela FTC) foi o palestrante e exibiu imagens de africanos e afro-descendentes que se tornaram ícones nas lutas por igualdade de direitos e oportunidades. Clique para assistir o vídeo exibido para o alunos no link: http://www.youtube.com/watch?v=mMzcxd2hvxA

Prof. Allanildo Araújo