0

Escolas tecnológicas oferecem 5.270 vagas no Pará

                                   
A partir de amanhã (03/04) estão abertas as inscrições para o processo seletivo das escolas estaduais de educação tecnológica e profissional. São 5.270 vagas para os cursos técnicos, de nível médio, nas modalidades 'Integrado', 'Integrado em Tempo Integral' e 'Subseqüente'. O edital do concurso foi publicado na edição da última sexta-feira (30) do Diário Oficial do Estado (DOE). As inscrições podem ser feitas até 15 de abril, no site da Extatus (www.exatuspr.com.br), empresa responsável pelo certame.

Os cursos são ofertados em 14 escolas da Região Metropolitana de Belém (RMB) e em mais oito municípios do Estado. Na capital, há vagas nas escolas técnicas Francisco das Chagas, Magalhães Barata, Colégio Integrado Francisco da Silva Nunes, Anísio Teixeira e Deodoro de Mendonça. Em Cametá, no Baixo Tocantins, há vagas no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins. Em Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém, os cursos são ministrados na Escola Irmã Albertina Leitão; em Marituba, nas escolas Agroindustrial Juscelino Kubitscheck e Centro de Educação Profissional Dom Aristides Pirovano. Já nos municípios de Tailândia, Monte Alegre, Itaituba, Paragominas e Salvaterra os cursos são oferecidos nas Escolas de Ensino Tecnológico do Pará (EETEPAs).

Os cursos da modalidade 'Integrado' são para candidatos a partir de 17 anos e 11 meses completos até a data da matrícula. A formação, que tem como requisito a conclusão do ensino fundamental, dura no mínimo quatro anos, de acordo com projeto escolar e plano de curso de cada instituição. Já na modalidade 'Subseqüente', que tem cursos direcionados apenas para quem já terminou o ensino médio, o tempo de duração é de cerca de dois anos. Nessa modalidade, haverá formação em tempo integral na Escola Agroindustrial Juscelino Kubitschek, com 120 vagas para os cursos de Agroindústria, Floresta e Informática. A formação em tempo integral tem duração de três anos, em atividades curriculares nos turnos da manhã e tarde. A escola de tempo integral compõe o programa Mais Saber do governo do Estado.


Dentre os cursos ofertados nas instituições estão Enfermagem, Design, Mecânica, Arte Dramática, Podologia, Rede de Computadores, Mineração, Segurança do Trabalho, Aquicultura e Guia de Turismo. Na inscrição, o candidato poderá fazer duas opções de curso. A confirmação da inscrição estará disponível em 24 de abril, no site da Extatus. A prova acontecerá no dia 29 de abril, das 9 às 13 horas, em escolas estaduais de municípios onde há disponibilidade de vagas. A Extatus pretende publicar o resultado em 8 de maio, no site da Secretaria de Estado de Educação (www.seduc.pa.gov.br). Os horários e locais de prova estarão disponíveis no cartão de cada candidato.



Fonte: O Liberal
2

Projeto de Leitura turmas de 5 série/ 6° ano (Profª Josy)

                                 
Para que o homem abra 'portas' para sua percepção é preciso saber refletir. Desse modo, a leitura chega no nosso espaço para acrescentar um poderoso e essencial instrumento libertário para sobrevivência humana e, assim, ampliar nossa visão e nosso horizonte nas expectativas de vida.
O hábito de ler deve ser estruturado, desde a infância, a fim de que, o indivíduo aprenda cedo que ler é algo importante e prazeroso, e tornará um adulto culto, dinamico e perspicaz.

                               
A importância da leitura esta na formação de cidadãos mais informativos e críticos dentro de uma sociedade.

No mundo contemporâneo, a leitura cria fronteira para ampliar e diversificar nossa visão e interpretação sobre o mundo que vivemos e da vida como um todo.

A importância na construção do texto está diretamente ligada ao desenvolvimento para uma cultura de leitura fazendo com que seus leitores use-a como um imã que atrai e prende o leitor numa relaçao de prazer e de amor.
                              
Na vida dos indivíduos a leitura deve ser apresentada de forma interessante e, visando sempre o desenvolvimento do pensamento reflexivo e critico da realidade que é vivida.

É, obvio que não encontramos a 'fórmula' exata para desenvolver e criar o interesse pela leitura, mas o que podemos e devemos fazer como incentivadores educacionais é apresentar a leitura como uma construçao de novos conhecimentos, que possibilita a aquisição da linguagem que possa ser usada de modo prazeroso, espontâneo e com interações positivas no convivio social. 

Gênero Literário escolhido para o 1º Bimestre: Lendas Amazônicas